Como ler um livro

Há diversas maneiras efetivas de se ler um livro, este tutorial abordará apenas algumas  delas.

1. Arrume um espaço em que você consiga se concentrar bem.

Para o melhor aproveitamento do conteúdo do livro a ser lido, é indispensável que você dedique o máximo de concentração que puder ao texto. Portanto, realizar a sua leitura em um local tumultuado, barulhento ou que você não se sinta confortável pode significar uma perda do impacto que seria causada pela leitura. Entretanto, muitas pessoas utilizam a leitura como um passa-tempo e não se importariam em realizar a leitura com um nível de concentração mais baixo. Há também pessoas acabam se adaptando a locais tumultuados e conseguem dedicar um bom nível de concentração ao texto. Ainda, há pessoas que têm mais facilidade para se concentrar na leitura em locais barulhentos do que silenciosos. Assim, a avaliação de um bom local da leitura dependerá de cada um.

2. Lave e seque as mãos

Conservar o livro faz parte de uma boa leitura do mesmo.

3. Tenha um marca-páginas

Distribuído gratuitamente pelas livrarias, o marca-páginas irá ajudá-lo a encontrar a página pela qual deve continuar sua leitura. Apesar de não ser essencial, pois você pode refolhear o livro e procurar um ponto do texto onde acha que parou sua leitura e continuar. Algumas pessoas preferem não utilizar marca-páginas e procurar no livro um ponto em que conhecem o texto e a parti dali não se lembram mais, pois assim elas têm a certeza de que não estavam em “leitura automática” logo antes de parar a leitura.

4. Leia as informações sobre a edição

Esse passo não necessariamente precisa ser feito nessa ordem. Caso você esteja muito ansioso para começar sua leitura você pode simplesmente procurar ler essas informações depois. É importante saber alguns detalhes da obra que está lendo como: tradutor (se houver), ano da impressão, edição, editora, autores, co-autores, etc. Essas informações irão te adicionar uma bagagem maior sobre os bastidores da produção do livro e uma maior bagagem de informações nas suas próximas pesquisas, discussões, trabalhos, etc. sobre aquela leitura.

5. Leia o prefácio / introdução / palavras do autor / notas do tradutor / etc.

Pelo mesmo motivo do passo 4. E, como citado no passo anterior, você pode pular essa etapa e fazê-la depois se estiver muito ansioso para começar a leitura, mas esse modo não é o mais eficiente. Normalmente, essas seções se destinam a mostrar qual a intenção ou motivação do autor, algum contexto histórico sobre a obra, um contexto geral para facilitar na compreensão de algumas passagens, notas do tradutor mostrando quais as dificuldades ou pontos importantes da tradução, uma descrição da vida do autor, o impacto e importância daquela obra (sobretudo em clássicos), etc.

6. Leia o livro

Tenha por perto um dicionário para pesquisar por palavras novas ou por novas acepções de palavras já conhecidas. Utilizar um dicionário durante a sua leitura é muito importante para o seu enriquecimento gramatical. Também, pare a leitura, quando puder, e busque na internet por mais informações sobre citações de fatos históricos e personalidades no seu livro. Isso aumentará a eficiência da sua leitura além de ampliar seus horizontes intelectuais.

Extra
Encerrada a sua leitura, procure discutir o que foi lido com pessoas próximas, fóruns de internet ou buscar mais sobre o assunto. Tente emprestar o livro a alguém, caso seja seu, ou recomendar a leitura pra outras pessoas se achou interessante.

2 pensamentos sobre “Como ler um livro

  1. Nilo disse:

    Muito bom! Não achava um tutorial sobre como ler livros só achei aqui! Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: